Benção




Não entendo toda essa resistência à cemitérios. É simplesmente a última morada das pessoas, impossível ser mais calmo e pacífico. É um lugar onde a serenidade reina. Onde os vivos prestam suas homenagens aqueles que foram importantes em suas vidas. 

Nessa visita ao Bonfim dois sentimentos predominaram ao contemplar as esculturas criadas para decorar os túmulos: a dor da perda e a esperança. Alguns optaram por estátuas de pranteadeiras que vão lamentar à morte pela eternidade em nome dos amigos e parentes que o morto deixou. Outros preferiram imagens de Cristo e de Santos abençoando o túmulo, anjos guiando a alma para a morada eterna dos céus demonstrando que depois desta vida eles vão para um lugar melhor, prosseguir de outra forma.

Cada qual possui sua crença, sua forma de lidar com a morte. Em nenhuma delas eu encontrei motivo para temer o lugar em si. Para ser resistente a ele, para evitá-lo com tanto fervor. Eu, particularmente senti mais paz do que dentro de qualquer templo que já tenha visitado.




Comentários